sábado, 1 de agosto de 2009

ATITUDES

ATITUDES

È um desejo que sempre senti, o de denunciar atitudes que classifico de irracionais, por indivíduos que se julgam racionais.
Raro é o dia em que não tropeço com pessoas com atitudes inqualificáveis irracionais que, me deixam perplexo tal o seu comportamento.
Desde locais de trabalho, até à via publica, passando por áreas comerciais que se verifica o pior que o ser humano tem na sua relação com os seus iguais que com eles habitam este planeta.
Não me considero bota-de-elástico, embora me custe admitir certos comportamentos em que determinado número de pessoas querem impingir aos outros a sua modernidade em que tudo vale e que tem que ser metido a martelo nos costumes, em vez de uma assimilação natural. Os tempos mudam e as pessoas vão aceitando as mudanças quando alguns hábitos se encontrem amadurecidos, o que leva algum tempo. Ninguém gosta de fruta verde (pode até provocar diarreia)
Mas não sendo bota-de-elástico, recuso-me a aceitar faltas de respeito, mesmo quando indirectas. Os discursos desbragados de jovens nas paragens de transportes, nas escolas ou em ambientes públicos.
Não nos são dirigidos mas só quem for surdo deixa de ouvir. Não é preciso ser-se virgem para sentir incómodo pelo que se ouve.
Mais soft mas não menos desagradável são as atitudes de alheamento dos adultos que hoje vivem orgulhosamente sós passando pelos outros como se eles não existissem e ignorando as gentilezas dos que são ainda preocupados em respeitar o seu semelhante.

01/08/2009
Começo com dois casos que ontem se passaram comigo e que espelham bem o que digo na introdução deste blogue.
O primeiro tem que ver com a malfadada má educação e péssima má preparação dos automobilistas dos quais faço parte.
Vinha eu numa via rápida onde o limite de velocidade é 70 Km/h já ao fim do dia com um trânsito intenso mas regular. Uma fila do lado direito, mais lenta e na faixa da esquerda onde eu vinha, alguns carros mais apressados, a queimar os 75 e com intenção de seguir em frente já que a pista da direita se destinava a quem pretendia sair para a direita.
Acontece que num espaço de aproximadamente 500 m. um inqualificável veio a curta distância a buzinar e pelo que depois constatei, saiu para a direita. É frequente acontecerem situações destas e sabe-se lá se alguns acidentes em que não ficou ninguém vivo para contar como foi, não serão culpa destes engraçados que quando vão não se perde grande coisa mas que infelizmente não raro levam inocentes consigo. Má companhia.
Outro caso mas de outra índole, passou-se no supermercado.
Durante as compras, num corredor com alguns carrinhos estacionados, vinha uma senhora com o seu, na altura em que eu procurava um produto numa prateleira.
Vi a senhora e deixei o que estava a procurar, para desviar o meu carrinho e lhe permitir a passagem. Sem se entender certo tipo de atitudes, a madame, passou sem sequer para mim olhar. A palavra obrigado caiu definitivamente em desuso.

2 comentários:

  1. Bem, pelo tema escolhido atrevo-me a vaticinar vida longa a este blog - Infelizmente não haverá falta de tema...
    Fica a promessa de que voltarei, e a "ameaça" de que comentarei :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo. Não devemos tentar habituar-nos. Temos o dever cívico de reagir.
    Felicidades para o blog. Fica já referenciado no meu. Abraço.
    Guimarães

    ResponderEliminar